Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Miliuma

insónias | ideias | publicações

#139 gula - ep.14

sheraton-panorama-miliuma.jpg

 

De volta ao continente, neste mar de mudanças, visitei o Panorama lisboeta. O conhecido bar com vista magnífica sobre a capital da luz (não confundir com Paris, esta luz é mais fixe) tem um dos restaurantes com menu de degustação mais surpreendentes que já experimentei. Diz quatro pratos e contei treze mais o couvert, ou seja, catorze. Como sou boa a matemática, eu sei. Não é surpreendente só por si, dizer quatro momentos e ter dez de bónus?

 

Começa com a vista, coisa que dura o jantar inteiro e até sermos expulsos. Convidados a sair, pronto. E um mojito muitíssimo bem feito, caso seja do agrado do degustador. Sou esquisita com mojitos e este estava quase ao nível cubano.

 

sheraton-panorama-lisboa-miliuma.jpg

 

O menu começa com um vaso bonito, com uma falsa malagueta e um falso tomate. Brilhantes. A pessoa que me acompanha pergunta se se pode comer o que está dentro do vaso - o mesmo da fotografia. Claro, é cacau. Peguei, trinquei e não meti na cesta. Fui desconfiada mas era, efectivamente, cacau.

 

Na sequência, a sopa de peixe. A melhor que já comi até hoje

 

É trazido o menu com uma surpresa lá dentro. E eu que gosto tanto de croquetes bem feitos.

 

Sempre a melhorar - é quase pecado enumerar os pratos sem os estar a degustar agora mesmo:

Goma de carne

Rosa negra (choco com esférico e chá de erva-príncipe)

Lingueirão com pil-pil

Leite creme de tutano

Trufa de mão de vaca (dourada)

 

Acabaram os ditos snacks e vem, finalmente, o couvert. O pão é qualquer coisa de extraordinário, mas não superior ao pão especialíssimo do Chapitô à Mesa.

Pergunta: Já repararam na beleza desse centro de mesa que aí apareceu subtilmente? A-ha! Respondam-me depois de visitar e de terminar a degustação, mesmo, contem-me. 

 

Convém informar que o preço do couvert não está incluído no valor do menu de degustação. Não é nada de outro mundo - o preço do couvert - mas quem avisa, ou é aborrecido, ou é amigo, ou não sei.

 

sheraton-panorama-lisboa-miliuma-restaurante.jpg

 

O gaspacho é subtil e, ainda assim, o seu travo apimenta na língua, no palato e traz o calor à mesa, para quem estiver a acompanhar com um bom mojito ou com o vinho sugerido. No meu caso, tive a sorte e o prazer imensos de ser convidada pelo Chef Miguel Paulino a degustar o gaspacho numa mesa especialmente montada para nós na cozinha, onde nos esperava um Alvarinho fresco para acompanhar o momento. Não há fotos, hoje em dia são sempre precisas fotografias? Não levei a máquina fotográfica, o telemóvel, nada. Quando o Chef nos convidou, limitei-me a ficar boquiaberta enquanto caminhava hesitante para a cozinha do Panorama, numa emoção que só um verdadeiro foodie ou uma namorada de um cozinheiro (última opção, no meu caso) sabem identificar. Obrigada, ainda me faltam as palavras.

Passemos adiante este momento de lamechice gastronómica pegada diretamente para o resto do menu:

 

Alentejanita

 

Salmonete

 

Cerejas com gelado de fermento (gelado de fermento que poderia comer durante uma noite inteira)

 

e, por fim, o Morango XXL !

 

Queriam mais?

Voltem, mas voltem para o carabineiro, que foi o que eu fiz e foi uma das melhores decisões da minha vida. Que exagero, uma das melhores do universo. Do multiverso, sim, isso.

 

Menu de Degustação Quatro Pratos: 60€ pp

Momento Memorável: depende do bom-humor do interveniente. No caso da minha companhia, priceless. 

Panorama Restaurante - Sheraton Lisboa Hotel & Spa Menu, Reviews, Photos, Location and Info - Zomato