Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Miliuma

insónias | ideias | publicações

#117 as noites de ouro (e não os globos de ouro)

Eu sei que hoje os globos de ouro 2017 devem constituir os termos mais pesquisados em Portugal. Nada contra, pelo contrário, gosto muito de festas, de Portugal e de categorias como Cinema e Teatro serem premiadas. Mas as verdadeiras noites de ouro para mim e que tudo (e em tudo) têm a ver comigo ocorrerão a 7 e 8 de Junho.

Na cinemateca.

Em Lisboa.

 

 

Les Nuits en Or apresenta trinta e três curtas-metragens premiadas pelas academias de cinema de todo o mundo. A entrada é livre (mediante levantamento prévio dos bilhetes, claro!). A organização tem como objectivo difundir o trabalho destes novos cineastas por toda a Europa e fortalecer os laços entre as indústrias de cinema europeias, reforçando a cooperação entre as respectivas academias de cinema de cada país envolvido.

A mim, pessoalmente, interessa-me tudo o que está proposto. Mais ainda, interessa-me que se passe a palavra que durante dois dias é possível assistir a 33 curtas-metragens premiadas em todo o mundo; é como ir a um festival de cinema com uma curadoria excelente, condensado em dois dias. 

 

Com ênfase poética, afirmo:

Ó, como eu gostava que as pessoas bonitas que se interessam pela cultura e pelo cinema assistissem a este espectáculo. Ó, como seria bom se partilhassem ou compreendessem o meu amor pelas curtas-metragens, o seu valor enquanto objecto artístico distinto da longa-metragem, único e especial. Ó, como sou parva e como gosto deste lirismo. 

 

Visto que ainda não encontrei o programa em Português, apesar das datas não serem as mesmas, fica aqui o pdf da programação francesa, para poderem ver quais as curtas-metragens apresentadas.

 

Já que o tema são as curtas-metragens, aproveito este momento para anunciar mais uma paragem para a minha mais recente curta-metragem Vícios Para Uma Família Feliz. Para quem estiver na Holanda e quiser assistir ao filme, ele está na selecção oficial do festival Scenecs e será exibido aqui:

  • 28 de maio
    17:18
    VUE HILVERSUM (ZAAL 7)
  • 1 junho
    17:48 FILMTHEATER HILVERSUM

Parece que lá são pontuais e estas são as horas certas da nossa curta.